InteMobile l Inteligência e Mobilidade

 Portugus flag English flag Espanhol flag                                       
 
                                 Inicio > Cases > Gás e Petroquímica

Gás e Petroquímica

White Martins – Manutenção de Impressora Veiculares
 
Destaques da solução

A solução proposta a White Martins, prevê a continuidade na utilização das impressoras Datamax/Oneil, mesmo após sua descontinuidade. A confiança nesta parceria trouxe a White Martins tranquilidade na operação.

Breve Histórico


Fundada em 24 de maio de 1912 no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, então capital da República. Nascia a MacLauchlan e Cia., resultado da visão empreendedora de Affonso Bebbiano, Simon McLauchlan, George White, Mark Sutton e Estevão Ferreira, que anteviram o potencial da soldagem oxiacetilênica no desenvolvimento industrial do Brasil.

Menos de um ano depois, foi inaugurada outra fábrica em Jundiaí, São Paulo e, após oito anos, com a saída de Simon MacLauchlan da sociedade, a empresa mudou o nome para White Martins.

Desde então, a White Martins vem fazendo de cada ano desse quase um século de existência um capítulo especial de sua trajetória. Trabalho, inovação, dedicação de seus funcionários, respeito dos clientes e liderança no mercado de gases são alguns dos ingredientes e conquistas que preparam a White Martins para outro século que vem pela frente.

Hoje posicionando-se como a maior empresa de gases industriais e medicinais da América do Sul, presente em nove países do continente, responsável pelo o fornecimento de soluções que exibem inovação, tecnologia e resultados para seus clientes.

A White Martins representa, na América do Sul, a Praxair, um dos mais fortes grupos industriais do setor de gases no mundo, e uma das líderes no fornecimento de dióxido de carbono e hélio.


Descrição do Projeto

Com as frequentes mudanças de tecnologia não é possível garantir um modelo de equipamento por muitos anos, mas com um parque instalado do tamanho que a White Martins apresenta seria inviável acompanhar este mudança tecnologia em toda a sua extensão. Para isto a White Martins parceira a anos da Intemobile contratou mais um serviço a manutenção de suas impressoras de impacto veiculares. Estes modelos já não são mais suportados pelo fabricante, mas com o avanço de tecnologia e o atraso em nossas normas fiscais, a White Martins fica impedida de trocar de tecnologia totalmente dependente destes equipamentos para que sua operação ocorra com sucesso.

Nosso objetivo é manter 100% do parque instalado de impressoras em perfeito funcionamento com rapidez e qualidade.



Benefícios da Solução

Maior vida útil do parque instalado

Possibilidade de planejamento estratégico para crescimento

Continuidade na operação

Tranquilidade na escolha de novos produtos




AkzoNobel - Coleta e Entrega - AGIL
 
A Solução

A Intemobile foi a empresa escolhida para oferecer a AkzoNobel e seus prestadores de serviço de logística, uma solução de automação que otimize a operação de coleta e entrega de mercadorias.

Descrição do Projeto

A automação de logística chamada AGIL, possibilitou melhorias na operações de transbordo (Cross-docking) e entrega de mercadorias. Com esta tecnologia, a AkzoNobel e seus transportadores reduziram erros de separação e reentregas.

Benefícios da Solução - AGIL

- Monitorar saída e chegada de carga na trasnportadora;
- Monitorar a entrega nos clientes, horário e SLA (Service Level Agreement/Lead Time);
- Aumento das entregas no prazo;
- Redução de entregas incorretas;
- Redução de custos na transportadora;

Perfil da Solução

- Depósitos de Mauá e Recife automatizados;
- 12 Transportadoras;
- Clientes em todo teritório nacional;
- 3.500 ítens-SKUS;
- 190 milhões de litros/ano;
- 250 mil notas fiscais rastreadas;
- 45 mil carregamentos automatizados;
- 2 milhões de leituras de cód. de barras;
- 6 milhões de produtos conferidos;

Transportadoras que Utilizam a Solução

- Expresso Nepomuceno;
- Expresso Salomé;
- Rápido 900;
- Transportes Moromizato;
- Itanorte Logística;
- Expresso 9002;
- Rápido Andrade;



AIR LIQUIDE - Automação de Força de Vendas
 
Destaques da Solução:

- Aumento da produtividade de vendas;
- Integração total com ERP ;
- Controle das atividades de campo;

Há cerca de um ano, a Intemobile concluiu o desenvolvimento de uma solução móvel para automação de processo de venda em campo para a Air Liquide no Brasil, empresa líder mundial em gases industriais e medicinais, que substituiu uma automação feita há 8 anos, que utilizava coletores de dados com sistema operacional DOS e comunicação bacth.

O diretor geral da Intemobile, Enídio Molinari, conta que a solução para a atualização da força de vendas da Air Liquide baseou-se no equipamento MC70 da Motorola e na utilização de metodologia de desenvolvimento de forma a aliar os mais modernos recursos tecnológicos à robustez da solução, tanto do ponto de vista sistêmico como dos equipamentos, requisito fundamental dada a criticidade do ambiente de trabalho.

De acordo com Marcelo Palenzuela, coordenador de projetos de Informática da Air Liquide Brasil, as principais razões que fizeram a empresa se decidir pela substituição do seu sistema de automação foram:

1. Atualização tecnológica do parque de coletores: o tempo de vida tanto dos equipamentos quando dos softwares utilizados estava se exaurindo; as conseqüências eram quebras constantes de equipamentos, problemas associados aos softwares e formato dos dados utilizados; o processo de suporte e manutenção do sistema estava se tornando complexo e caro.

2. Entrar em linha com os negócios da empresa: havia necessidades de negócios e necessidades fiscais que não poderiam ser implementadas utilizando o sistema anterior por motivos técnicos ou financeiros. O coletor DOS armazena e trabalha com informações em arquivos de texto. “Sabíamos que este objetivo seria praticamente inviável com a utilização desta tecnologia”, relata Palenzuela. O coletor Windows trabalha com arquivos XML e banco de dados SQL CE, uma revolução tecnológica se comparado a arquivos texto e que nos permitiu alcançar os objetivos estipulados com um excelente nível de integridade, segurança e integração com o banco de dados do nosso ERP.

3. Melhorar os processos informatizados do sistema para agilizar e facilitar os trabalhos do pessoal de campo:







WHITE MARTINS - Automação de Força de Venda
 
Destaques da solução

» Solução de rastreabilidade e coleta de dados para ambiente de armazenagem de produtos gasosos com comunicação via Rádio Freqüência (802.11b);
» Solução em Pocket PC com aplicativo desenvolvido em ASP, rodando em browser, com comunicação “real time”;
» Integração de “ponta-a-ponta” com banco de dados Oracle;
» Uso da área de “flash memory” do equipamento para armazenamento de componentes da solução.

Breve Histórico

A White Martins é a maior empresa de gases industriais da América do Sul, presente em nove países do continente. Dentre seus diferenciais, está a constante busca de soluções de serviços e tecnologia de alta qualidade no serviço de distribuição e entrega de produtos gasosos. A White Martins é fornecedora de gases para todos os pólos petroquímicos e é líder no provimento de gases criogênicos para o setor médico-hospitalar.
A solução de rastreabilidade desenvolvida e implantada pela InteMobile visa garantir o controle de todos os processos de produção, a fim de possibilitar a rastreabilidade futura do produto.

Descrição da Solução

Para a implantação dessa solução inédita de rastreabilidade para produtos gasosos, a InteMobile utilizou uma ferramenta de desenvolvimento proprietária. A solução é capaz de registrar todos os processos de produção, proporcionando sua rastreabilidade futura.

Dentre as principais funcionalidades da solução, destacam-se a associação do componente ou produto a subprodutos, o seu registro próprio e de dados no instante da produção e o registro de pessoal e maquinário envolvidos no processo.

Benefícios da Solução

» Implantação de processo de Rastreabilidade do Produto Gasoso;
» Controle da Qualidade do produto e do processo de atendimento ao cliente;
» Controle de contingências envolvendo segurança, contaminação, etc;
» Mensuração de índices de produção e qualidade;
» Minimização de roubos ou perdas;
» Controle de sub-componentes da linha de produção de forma sincronizada com a distribuição.

Ficha Técnica

A solução InteMobile é baseada em Pocket PC, desenvolvida em ASP, rodando em coletores de dados Symbol PDT-8100 via radio freqüência com Access Points Cisco 801.11b.






Ultragás - Automação de Força de Venda
 
Destaque da Solução

Utilização de coletores de dados e impressoras embarcadas nos veículos, para impressão da nota fiscal e do boleto bancário no ato da venda.
Breve Histórico

A Ultragaz foi pioneira no setor de engarrafamento e distribuição do chamado gás de cozinha no Brasil, uma atividade que se revelou essencial à população e ao desenvolvimento do país. Fundada em 26 de Setembro de 1938, é hoje um dos principais negócios do Grupo Ultra. Seus caminhões de distribuição de gás estão se transformando em terminais móveis de venda graças à solução InteMobile em automação da força de vendas.

Descrição do Projeto

A InteMobile informatizou a frota da Ultragaz para melhorar o atendimento aos grandes clientes, indústrias e empresas, agilizando a cobrança bancária através da emissão de boletos e reduzindo a burocracia de formulários e guias.A solução utiliza coletores de dados Symbol PTC-710 e impressoras embarcadas ZFP-3.

O sistema eliminou erros causados pela redigitação de pedidos e reduziu os custos de cobrança bancária.Quando o caminhão retorna à empresa, os dados são transmitidos para um servidor, que os envia diretamente aos bancos, eliminando a impressão e o envio de notas fiscais.

Com esse sistema as vendas foram personalizadas, deixando que os clientes optem pela melhor forma de pagamento. Além disso, estão centralizadas em um banco de dados as preferências de cada cliente, garantindo qualidade no atendimento e no relacionamento com o consumidor. A Ultragaz possui mais de 300 kits – coletor e impressora – distribuídos por todo o Brasil.

Benefícios da Solução

Impressão do boleto bancário no ato da venda
Rapidez na prestação de contas
Redução de custos
Diminuição do prazo de faturamento
Novos roteiros de visitas
Maior volume de vendas
Maior eficiência do crédito e cobrança