InteMobile l Inteligência e Mobilidade

 Portugus flag English flag Espanhol flag                                       
 
                                 Inicio > Empresa > Notícias > WordPress 2 para iPhone (e mais: para outros smartphones)

WordPress 2 para iPhone (e mais: para outros smartphones)

 

Muitos usuários de iPhone/touch que administram ou escrevem em blogs rodando WordPress não tomaram conhecimento do novo WordPress 2, lançado semana passada, porque é um app separado do antigo. Assim, ele não surgirá na galeria de updates no iTunes. Mas é um aplicativo altamente recomendado!

Apesar de ter o WordPress anterior no iPhone, eu praticamente só o usava para moderar comentários. Aliás, é maravilhoso fazer isso de forma tão rápida e prática. Até pouco tempo eu usava o MovableType e tinha que administrar comentários “na unha”. Hoje, dedico minhas manhãs para escrever e blogar (desde que não tenha um atendimento homecare logo cedo), já que é o período do dia em que minha mente está mais descansada, e fico com o restante livre para outras atividades. Nos intervalos entre um lugar ou outro, acompanho e respondo as comentários do blog no próprio iPhone.

Porém, escrever posts era um pesadelo. Nas poucas vezes que fiz isso perdi posts ou trechos deles porque o aplicativo não funcionava bem de forma offline ou nas oscilações de conexão. Pior era estar escrevendo e de repente receber uma chamada. Todo o trabalho ia pro saco! No WordPress 2, ao deixar o programa e depois retomá-lo, você vai diretamente para o ponto onde parou.

Além do conserto de inúmeros bugs, a interface também ganhou uma repaginada, principalmente a dos comentários, que agora mostra o Gravatar e os links do comentarista. Também ficou mais fácil alternar entre comentários, posts e páginas. E os desenvolvedores estão preparando novas ferramentas para os próximos updates, como poder responder direto dos comentários e até notificações push. Uau!

WordPress em outros dispositivos

Além do iPhone, há uma versão oficial do WordPress para Blackberry, disponível para download na loja online. Embora não tenhamos versões para outras plataformas, há ótimas soluções desenvolvidas por terceiros:

wpToGo (Android) – aplicativo gratuito disponível na loja online, é um app versátil e funcional, que permite gerenciar ao mesmo tempo vários blogs rodando WordPress. É possível fazer edições avançadas, como fontes e upload de fotos, visualizar previews e selecionar categorias. Também permite administrar comentários.

PocketSharp MT e moBlog (Windows Mobile) – fui usuária de longa data do PocketSharp MT, e postei muita coisa no blog, por anos, enquanto eu usava MovableType. Hoje, tanto ele quanto o moBlog suportam diversas outras plataformas além do WordPress, como TypePad, Blogger/Blogspot e LiveJournal. Todavia, são mais voltados è elaboração de posts, entre rascunhos e comentários, funcionando muito bem offline. Não há gerenciamento de comentários. Ambos são gratuitos.

Wordmobi (Symbian) – projeto open-source desenvolvido pelo brasileiro Marcelo Barros de Almeida, é um aplicativo que permite navegar entre posts, comentários, tags e categorias. Pode-se editar e publicar posts, com direito a uma página de preview, e moderar comentários. É o aplicativo que uso, atualmente, para adiantar meus rascunhos quando tenho a oportunidade. Com o teclado bluetooth, tenho conforto para digitar textos longos e até posts completos.

Antes de instalar o aplicativo em si, é preciso instalar o Phyton, pré-requisito para rodar o programa. Mas deve-se prestar atenção e instalar o arquivo correto, pois há várias versões para as várias versões de Symbian S60. Verifique qual a compatível com o seu aparelho.

A página de preview é bem interessante, mas a de edição me incomoda um pouco. É difícil enxergar aquela letra pequenininha, numa tela branca com fonte verde. Gostaria ao menos que se pudesse escolher um fundo preto, que cansa menos a visão, e ter a opção de usar fontes de outros tamanhos. Fica a sugestão para o desenvolvedor!

Este post foi escrito por Bia Kunze, publicado em 16 de novembro de 2009 às 07:41, arquivado  www.garotasemfio.com.br

 

 baixar em pdf